bonitos

bonitos

domingo, 25 de março de 2012

Reflexão Pessoal,

Durante este período acho que me identifico com características de três animais completamente diferentes. Algo que seja a junção de um camaleão, uma coruja e um morcego. Porquê?
Bem, vamos por partes...O cumprimento do plano de estudo é um tópico que não se encontra com pontos positivos. Apesar de no início do ano ter elaborado um plano de estudo, este não foi bem sucedido. Aqui vou-me identificar com o morcego. Isto porque ele gosta de viver de noite, certo? E o que eu acho que aconteceu comigo muitas vezes durante este período era que não dormia horas suficientes. O que tinha como resultado, mais distracção, menos concentração nas aulas tanto como perca de foco e atenção. 
O que nos leva a outro tópico, cumprimento dos objectivos. Se não houve um cumprimento do nosso plano de estudo, os nossos objectivos que seriam sempre fazer o melhor, não tiveram uma boa correspondência. Saber que não conseguimos atingir o patamar que queríamos não é muito simpático. Os meus pais sempre me ajudaram em trabalhos, t.p.cs, qualquer coisa que eu pedisse, mas o esforço também tem que vir de nós. Aqui vou-me identificar com o camaleão. Isto porque, cada vez que eu via um obstáculo à minha frente, um dos primeiros pensamentos que me vinha à cabeça era «Não consegues, não vais conseguir fazer melhor. Desiste, apenas esquece». Se eu não me preocupasse em fazer melhor e ultrapassar as minhas dificuldades, mentalmente seria mais fácil para mim. Semelhante ao que acontece com este animal: quando o predador se aproxima, ele não o enfrenta. Apenas se camufla e esconde. Passando despercebido e continuando a viver. Mais ou menos como aconteceu comigo durante a parte final deste período.
Em relação ao meu comportamento durante este 2º período, este quase se faz parecer com uma montanha russa. Um dias sentia-me mais feliz, ria, falava mais durante as aulas, o que levava a um comportamento não tão bom. Outros, participava ordenadamente, ia ao quadro e fazia todas as tarefas propostas. 
Um dos pontos mais positivos será o cumprimento de tarefas e aqui talvez me possa identificar com uma coruja. Isto é, tentei sempre entregar tudo nos prazos e fazer tudo o que me era proposto, sendo então, responsável.

Quanto aos meus resultados este período e ao meu grau de satisfação, é óbvio que não estou nem  um pouco feliz. Não esperava que corresse como correu. Sinto-me desapontada comigo mesma. Recordo-me das notas que tive nos primeiros testes deste período e lembro-me de ter gostado. Isto é, sabia que podia fazer melhor mas não foram más. Mas entretanto, meados do 2º período tudo o que já disse acima se acumulou e claro, os resultados foram desastrosos.


Saber que sou uma aluna que é habitual ter 5's e 4's no final de cada período e agora ver-me deparada com as notas que terei, não é de todo agradável. Apesar de estar em baixo com a minha situação tenho a noção dos porquês de tudo isto ter acontecido e o sentimento de culpa não se torna tão grande. Bem, agora levar este último período muito a sério será a primeira coisa a fazer. Tentar recuperar de todas as coisas que fiz mal nestes últimos meses. Se serei bem sucedida, será algo que só saberei em Junho...

1 comentário:

  1. Sara, adorei a tua reflexão! E tenho a dizer que me identifiquei bastante mesmo, com aquilo que escreveste!! Beijinhos :)

    ResponderEliminar